NA RUTA 1 CHILENA - Oceano Pacífico

Dia #8, 20/4/2019 - sábado
De CALAMA a IQUIQUE (Chile) - 507 km rodados hoje - 4.280 km desde Brasília503 km no Paraguai, 1343 km na Argentina e 804 km no Chile. 


1. Well baby, depois da uruca de ontem, hoje foi o dia do Nirvana! Eu acho que sou autor desta frase: "o tamanho de uma alma se mede pelo tamanho de suas preocupações!". Sob o prisma das perdas materiais de ontem, estou absolutamente tranquilo e nenhum desses acontecimentos abalaram a minha paz e a alegria de estar aqui. 

2. Transitei por uma das mais belas rodovias do mundo: a Ruta 1 chilena, que liga Tocopilla a Iquique, duas zonas portuárias de grande relevância, que bordeia o oceano Pacífico (à esquerda) e o Deserto do Atacama (à direita). Um cenário de pirar el cabezón!!!!! Foram momentos preciosos de contemplação e embevecimento. Parei cerca de 20 vezes pra fotografar e filmar. Creio que produzi um arquivo com mais de 200 fotos, além das filmagens com a câmera de capacete (Go Pro) por quase toda a extensão da rodovia.

3. Há exatos 15 meses viajei por aqui, mas tive a impressão de estar passando pela primeira vez. Naquela ocasião, eu estava acompanhado por 5 amigos do motoclube de Brasília. Nesta viagem, sozinho, sem qualquer pressa, devo ter observado mais atentamente o cenário que me envolvia. Muito lindo! Difícil traduzir em palavras todas as maravilhas do Pacífico, de azul intenso, e a aridez do Deserto. Uma mistura de beleza rara!

4. Eu não me lembrei que entre Tocopilla e Iquique não existe um único posto de gasolina. Curiosamente, na viagem do ano passado, eu havia registrado isso. Paramos em Tocopilla com a consciência de que não chegaríamos a Iquique com apenas um tanque de gasolina. Nesta viagem, não sei o porquê, deu branco total (mais uma flavada!). Tive que comprar gasolina avulsa numa calleta de pescadores às margens do oceano. Mas nem precisaria, porque minha moto fez mais de 20 km/litro no dia de hoje. Andei muito devagar, bem abaixo do limite de velocidade de 100 km/h.

Mas é isso! Não tenho muito o que dizer... as fotos falam por si.

(Oceano Pacífico)

(Restaurante em Rio Loa, na Ruta 1)

Chegando a Tocopilla (início da Ruta 1)

Na Ruta 1 Chilena, no oceano Pacífico

Oceano Pacífico

Oceano Pacífico

Zuzu na Ruta 1

Oceano Pacífico

Oceano Pacífico

Pelicanos, no Oceano Pacífico

Oceano Pacífico

Oceano Pacífico

Oceano Pacífico
Zuzu e o Deserto
Trecho da Ruta 1

Trecho da Ruta 1



Comentários

  1. Maravilha de paisagem....
    Que coisa linda!!!!!
    Cara, eu já te falei isso em outras histórias suas: Quando eu crescer, quero ser igual a vc!!!!
    Que viagem e que aventura!!!!
    #nãosaiomaisdessacarona
    Deus te guie e proteja camarada...
    Abração e feliz Páscoa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Visual belíssimo...bálsamo para os olhos e para a alma.

    ResponderExcluir
  3. Oiê Flávio, sua InOff Road ta ficando animada.Ainda bem que vc. tem um amuleto de sorte ,coladinho em voce!Isso me lembra um versinho, que não sei a autoria, nem quando escutei, mas que serve p/ dar risada:"Nariz, nariz, que Newton nao quis traçar a diagonal, que posto entre o céu e a terra , daria eclipse total."Bjos e avante Dom Quixote!

    ResponderExcluir
  4. Me lembra o sonho de Simon Bolívar !

    ResponderExcluir
  5. Ótimas fotos amigo, boas lembranças deste lugar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas