FUI ROUBADO EM TRUJILLO, PERU. PROJETO INTERROMPIDO!!!!!

Dias #14 e #15 - 26 e 27/4/2019 - sexta e sábado.
PARADO EM TRUJILLO - PERU


1. Sim, amigos, em cada viagem uma nova experiência! Essa foi inédita! No dia 25, quinta-feira, na entrada de Trujillo, SURRIPIARAM MINHA BOLSA de tanque que estava fixada na moto!!!! Eu parei por cerca de 15 minutos no acostamento e fui ao outro lado da rodovia tomar água em um pequeno restaurante de estrada. Estava um calor de matar e fiquei além do necessário, na sombra. Fui ao banheiro, molhei o rosto e a nunca, lavei as mãos e tomei quase 1 litro de água. O fato é que dei bobeira mesmo! Aqui no Peru todos os comerciantes trabalham atrás de grades. Há ladrões em todo canto. Quando retornei à moto nem me dei conta que minha bolsa havia sumido. Cheguei a pilotar cerca de 5 km para perceber isso. Voltei pro mesmo bar para uma procura inútil. Eu tinha convicção de que não havia retirado a bolsa da moto. Quem roubou, conhecia o produto, porque para retirá-la do tanque é preciso puxar uma alavanca por baixo (não se vê por cima). Havia o aparelho Spot dentro (que emite sinais para satélite) e isso me permitiria localizá-la caso a puliça me apoiasse. Havia uma delegacia na rodovia e mostrei ao policial, no googlemaps, o local onde a bolsa poderia estar. O ladrão estava em movimento no sentido sul da Panamericana. O policial simplesmente disse que não poderia fazer nada, porque ele já estava em outro município. Impressionante isso! O ladrão desligou o aparelho em seguida.

2. Perdi numa única cajadada: PASSAPORTE, ADMISSÃO DA MOTO NA ADUANA, CNH INTERNACIONAL E ATESTADO CONTRA FEBRE AMARELA e, de menor importância, uma máquina semi-profissional Canon, uma filmadora 4K de capacete (chinesa, mas boa pra chuchu), cabos, baterias adicionais, óculos de sol  e de grau. Os documentos não eram pra estar ali. Eu os deixei na bolsa para facilitar nas abordagens, já que a polícia peruana me parava a cada 2h.

3. O projeto de ir a Cartagena ESTÁ OFICIALMENTE INTERROMPIDO! Irei para Lima resolver a parte documental na embaixada brasileira, mas eles só me darão Salvo Conduto para sair do Peru. 

4. Sequer poderei entrar no Equador, onde estava certo de eu ir a Cuenca, Quito, Guayaquil e ilhas Galápagos. Eu também pretendia visitar algumas ilhas do Caribe (Cuba inclusive), a partir de Cartagena. Os preços estavam bem convidativos. Não poderei fazer isso sem a documentação exigida no exterior! Foram-se alguns anéis!  

5. Eu estive em 6 delegacias diferentes de Trujillo para conseguir fazer um BO (Boletim de Ocorrência) para levar comigo. Não é qualquer delegacia que faz esse registro (aqui, chamado de "Denúncia"). Meu maior receio era a polícia apreender a moto, porque sempre me pediam o "permiso" do veículo no país e o documento pessoal (passaporte). Não exigiram CNH ou documento da moto nem uma vez.

6. Outro porém, eu não consegui ativar uma linha de celular para ter acesso à internet na estrada. Meu GPS Zumo funciona quando quer! Vive acusando bateria fraca!!! O googlemaps seria indispensável! Fui às centrais da Claro e Movistar e é a mesma argumentação: Precisam escanear o passaporte! Não aceitam minha RG com o BO. Coisa de maluco, véi!


7. Mas no dia 27 pela manhã, sábado, logo após trocar a pastilha de freio da moto em  uma oficina de venezuelanos, fui dar um banho em Zuzu num lavadero próximo. Conheci uma pessoa fantástica: Enrique Gutierrez. Falei pra ele do problema e ele se prontificou a comprar um chip pré-pago em seu nome e instalá-lo no meu celular. E ainda me levou em sua caminhonete para fazer isso. Virou meu amigaço em Trujillo. Enrique foi La Mano de Dios em momentos tão adversos! Agora tenho internet e googlemaps para ir pra Lima, o pior trânsito da América do Sul. 


8. Também levou-me a um sítio arqueológico Huaca de la Luna, da civilização Mochica, que dominou a região entre os anos 100 a 800 d.C. Foi o trabalho de escavação arqueológica mais complexo e impressionante que já vi, que se iniciou há 28 anos (e continua em andamento). Há murais pintados em alto relevo que estavam escondidos por detrás de paredes de tijolos de adobe com 2 metros de espessura. Por se tratar de um terreno arenoso, leve, as cerâmicas encontradas estavam em excepcional estado de conservação, praticamente como há mais de mil anos.


9. De quebra, à noite, Enrique foi me buscar no hotel para tomarmos uma cerveja na orla da cidade, na praia de Huancacho, uma das mais belas do Peru.

10. Mesmo diante de tantos acontecimentos desagradáveis, a viagem continua, com serenidade, explorando lugares onde ainda não estive... continuarei mantendo o diário da experiência. 


Com Enrique Gutierrez

Catedral de Trujillo, Plaza de Armas

Plaza de Armas de Trujillo

Pirâmide Mochica

Artesanato em cerâmica da civilização Mochica

Artesanato em cerâmica da civilização Mochica

Tijolos de adobe. O do centro com 200 kg

Murais que estavam escondidos atrás de paredes de adobe

Escavações complexas do sítio Mochica

Sítio arqueológico 

Sítio Mochica

Sítio Mochica

Painel em alto relevo da civilização Mochica

Painéis em alto relevo










Comentários

  1. Que lindinha a cidade.
    Incrível esse sítio arqueologico.

    ResponderExcluir
  2. Flávio, também encontrei meu Enrique Gutiérrez em Buenos Aires, 2011.

    Em 2017, novamente, foi meu braço amigo a facilitar minha viagem até Ushuaia. É meu irmão argentino.

    Assim como ele, outros vieram em meu auxílio em horas de necessidades.

    Como escreveu, foram-se alguns anéis, ficaram todos os dedos.

    Sorte e saúde, buenas rutas para você.

    Abraços,

    Marcio

    ResponderExcluir
  3. Já dizia um velho ditado que não há mal que não traga um bem. Vc, com sua energia espritual e criativa, não vai chegar ao destino pretendido, mas está colhendo belas amizades e ensinamentos pelas estradas da vida. Com certeza, e uma alma de motociclista! Adelante!

    ResponderExcluir
  4. Prezado, devemos viver de acordo com aquilo que nos é entregue, quanto aos nossos sonhos eles sempre poderão ser perseguidos, mas sabemos que a verdade suprema sempre nos fornecerá o melhor resultado . Enjoy

    ResponderExcluir
  5. É camarada... O pessoal ai já comentou tudo!!! O que no 1° momento parece ruim pode ser na verdade um livramento. Deus usa de vários artifícios para nos direcionar pro melhor caminho, pra melhor situação. Creia nisso meu amigo.
    No mais, boa viagem de volta.
    Continuarei aqui, firme na sua carona.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Está tudo no lugar. Boa viagem, amigo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas